Maio a agosto é um período comum de se deparar com baixa visibilidade por conta da neblina, exigindo bastante atenção dos condutores de caminhões. Essas situações são comuns principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, em regiões de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos.
Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis são o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.
As recomendações, que valem também para carros, devem ser ainda mais cuidadosas com caminhões. Em caso de neblina, o acendimento dos faróis e a direção de forma cautelosa são imprescindíveis.
1 – Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.
2 – Utilize os faróis baixos.
3 – Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o caminhão em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.
4 – Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.
5 – Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.
6 – Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.
7 – Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas.
8 – Evite a ultrapassagem.
9 – Mantenha a ventilação interna de seu caminhão, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.
10 – Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.