Com um crescimento de cerca de 30% ao ano no roubo de cargas, você deve redobrar a atenção nas estradas. No primeiro trimestre de 2016 foi registrado o aumento de 11% nestas ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado. Neste cenário a região sudeste representa 85,31%, sendo sua grande maioria em áreas urbanas, com 75% dos casos (Dados: NTC&Logística – 2015). Estima-se que o prejuízo causado pode chegar a R$ 800 milhões por ano. Por isso, listamos aqui as 10 principais formas de se evitar um assalto para ficar sempre mais seguro na estrada!
1 – Evite fazer paradas desnecessárias. Planeja sua viagem com antecedência e só pare em locais que você conhece e previamente determinou. Avise seus familiares e colegas os horários e locais que você pretende parar e entre em contato sempre no período estabelecido.
2 – Evite dar caronas e desconfie sempre! Esteja com o seu radar ligado o tempo todo. Às vezes, situações corriqueiras, como a troca de um pneu, podem te colocar em uma situação de risco.
3 – Não deixe objetos de valor à vista dentro do veículo. Carregue com você o essencial, e objetos importantes deixe bem guardados.
4 – Tente não falar sobre sua carga com outras pessoas.
5 – Ao parar para tomar banho, comer ou descansar, procure deixar seu veículo em local visível e de sua confiança. Não deixe ele aberto, mesmo que a parada seja breve.
6 – Procure deixar seu caminhão em local iluminado durante a noite. Desta forma dificulta a ação de criminosos.
7 – Caso você perceba que algum outro veículo está lhe seguindo, procure manter a calma e avise a polícia. Eles saberão o que lhe dizer e poderão lhe ajudar a sair desta situação.
8 – Mantenha a calma e nunca reaja a um assalto. Os ladrões também estão nervosos e não têm nada a perder! Eles não hesitarão em lhe agredir para prosseguir com o roubo. Sua vida é sempre a carga mais importante que você leva e a única que você não vai poder recuperar!
9 – Sempre cheque seu caminhão antes de partir novamente. Além disso, procure colocar sinalizações que facilitem a identificação dele, como adesivos ou algo do tipo.
10 – Faça seguro do seu veículo e da carga. Assim, caso você passe por uma situação dessas, o prejuízo se torna infinitamente menor.