Na década de 1950 surgiu a necessidade de uma alternativa melhor para as molas de aço utilizadas em suspensões de veículos. Em 1956, utilizando-se de sua tecnologia insuperável em borracha, a Goodyear EP lançou as Molas Pneumáticas “Super-Cushion-Cilindricas” para uso em suspensões de automóveis, ônibus, caminhões e carretas. Desde então, as vantagens das Molas Pneumáticas tornaram-se cada vez mais aparentes e a sua utilização continua a crescer.
As Molas Pneumáticas para ônibus, caminhões e carretas protegem a carga, proporcionam o nivelamento automático dos veículos e ou implementos, reduzindo os custos de manutenção, aumentado a sua vida útil e sua produtividade. Além disso, as Molas Pneumáticas possibilitam um rodar mais suaves, proporcionando um menor nível de ruídos dos seus passageiros.
Devido à sua grande capacidade de absorver vibrações, as Molas Pneumáticas protegem as estruturas e carrocerias dos veículos garantindo-lhes uma vida útil mais longa se comparada com aqueles equipamentos com suspensões de feixe de molas convencionais de aço. As molas de aço são projetadas rígidas o suficiente para suportar a carga máxima ou faixa de peso bruto do veículo e quando está carregado, ou apenas parcialmente carregado, esse sistema de suspensão não permite a deflexão necessária para reduzir as vibrações e impactos transmitidos das rodas para carroceria. Já com as Molas Pneumáticas isso não ocorre, pois a rigidez pode ser alterada constantemente, acomodando melhor as alterações das cargas. O veículo sem carga opera com pressão de ar mais baixa nas Molas Pneumáticas e enquanto carregado opera com uma pressão mais alta, essa alteração de pressão é feita automaticamente por meio de válvulas de nivelamento e altura.
Não é de se admirar que as Molas Pneumáticas sejam utilizadas nos mais diversos tipos de serviços como: Caminhões, carretas, ônibus urbanos e rodoviários, utilitários, ambulâncias, implementos agrícolas, entre outros. Proporcionando maior conforto para o motorista, proteção da carga, proteção do pavimento, e vida longa dos veículos e implementos.