A direção defensiva é fundamental para todos os motoristas como maneira de evitar situações perigosas ou até mesmo acidentes de trânsito. É uma forma de direção consciente que estimula o motorista a permanecer dentro de limites de segurança.
A falta de preocupação com segurança leva ao grande número de acidentes que têm sido registrados e estes, muitas das vezes, são provocados por falha humana, momentos com excesso de negligência, imprudência ou imperícia.
Por este motivo, preocupados com a sua segurança, o blog MMartins foi em busca de algumas dicas de direção defensiva muito importantes e simples. Basta você ler com atenção, colocar em prática e se manter na estrada com segurança.
Atenção – O motorista deve estar sempre alerta, levando em conta todas as variáveis que podem aparecer no trajeto como: próprio veículo, sinalização, pedestres, ciclistas, motociclistas, outros motoristas, animais, condições da pista e do tempo.
Habilidade – Quanto mais prática, mais habilidade. Com uma junção de bom senso, respeito, experiência, a direção defensiva se torna muito mais qualificada.
Respeito – O motorista deve sempre respeitar os limites de velocidade; respeitar o próximo; os locais proibidos; respeitar as sinalizações; respeitar a capacidade do seu caminhão; e a sua capacidade física e mental.
Prevenção – Vá sempre que possível a um mecânico e mantenha o seu veículo revisado e sempre seguro para rodar.
Planejamento – Antes de fazer longas viagens, fique atento nos detalhes de todo trajeto. Previsão do tempo, onde parar para fazer refeições, a rota, o tempo que levará até seu destino final, onde você pode dormir e, finalmente, o que você precisa levar para viagem. Assim você facilita muito a logística na estrada, e não tem preocupações desnecessárias.