Já se imaginou pilotando uma máquina dessa nas estradas do Brasil? Algo meio improvável de acontecer, mas é bom de imaginar. O Iron Knight vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Com mais de 2.400 cavalos e 600 mkgf de torque, o Cavaleiro de Ferro (tradução literal do nome) possui dois recordes mundiais de velocidade: dos 500 e 1.000 metros, reconhecidos pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.
A volvo fez seu teste em uma pista no norte da Suécia, onde o caminhão fez 1.000 metros em 21,29 segundos e com 169 km/h de média, conduzido pelo ex-campeão europeu de corridas de caminhões Boije Ovebrink. Houve um teste nos 500 metros também, e o Iron Knight obteve a marca impressionante de 13,71 segundos e 131,29 km/h de velocidade média. A velocidade máxima alcançada foi de 276 km/h.
Inspirado no modelo FH, o caminhão passou por transformações em várias partes, com exceção do motor e da transmissão I-Shift Dual Clutch.
O presidente da Volvo Trucks, Claes Nilsson afirma que os resultados confirmam o potencial da transmissão I-Shift Dual Clutch. “Um potencial enorme e que não o deixa ficar mal em condições extremas. O fato de o recordista mundial utilizar a mesma caixa de velocidades dos nossos caminhões FH de série é algo de que nos orgulhamos muito”.
Agora veja como foram realizados os testes. Impressionante! Nem um helicóptero conseguiu acompanhar. Veja como foi: