O trabalho na mineração é, geralmente, muito arriscado e precisa de equipamentos que sejam robustos. Desde o ano passado, o bruto da Volvo, FMX testa um tipo de direção autônoma, controlado por comandos vindos de fora da cabine do caminhão. A mineradora Boliden, da Suécia, foi a escolhida para os testes, o local é ideal por ser a única mina que possui sinal de wi-fi, já que o bruto uso o sinal de GPS.
O caminhão adaptado que está na mineradora recebeu 6 sensores com precisão milimétrica que conseguem medir e mapear o ambiente por onde passam a partir de pulsos de luz.
O sistema é operado por uma equipe que fica fora da mina. Eles definem qual é a missão, quais e onde serão as paradas efetuadas no trajeto e a rota. Mesmo no escuro, o FMX em teste consegue desviar de obstáculos, identificar paredes irregulares e realizar manobras quando necessário para mudar o caminho. “É um trabalho desgastante que não deve ser feito por pessoas, mas por máquinas. Vamos deslocar esses trabalhadores para outras posições na operação”, diz Peter Burman, que lidera o programa de automação das minas da Boliden.
Veja o FMX autônomo em ação no vídeo abaixo:
Curiosidades Volvo
1 – No clássico filme do Stallone, Falcão – O campeão dos campeões, o personagem ganha um Volvo como prêmio pela disputa de queda de braço! Melhor presente, impossível!
2 – A Volvo chegou ao Brasil no final dos anos 70 e desde aquela época é uma das maiores montadoras do continente.
3 – Quantos Volvo são necessários para dar a volta ao planeta? Exatamente 3.890 do modelo VM, sem eixo adicional!
4 – O primeiro veículo Volvo a ser produzido no Brasil foi o N10, com motor de 10 litros!
Fique de olho em nossas publicações e acompanhe tudo sobre o mercado de caminhões, ônibus e seus componentes.