Tomar alguns cuidados, além de evitar acidente, você pode ainda prolongar a vida útil do sistema de frenagem do seu caminhão, reduzir custos com manutenções, além claro, de evitar atrasos nas entregas.
Pensando em tudo isso, nos da M Martins Peças Diesel reunimos algumas dicas.
Revisão periódica: Não espere o freio apresentar alguma alteração na hora de pisar no pedal. Revise com frequência o estado do sistema de frenagem quando iniciar e terminar um frete.
Reparos originais e de boa procedência: Não use reparos de origem duvidosa, pois eles podem alterar o comportamento da válvula, modificando a regulagem, o que compromete a sua segurança e a qualidade do serviço.
Conferir possíveis vazamentos nas válvulas: Alguns problemas de vedação no compressor podem contaminar essas válvulas e o reservatório úmido com óleo do motor ou água. Por isso, faça sempre a limpeza do circuito e troque o secador, se necessário.
Drenagem dos reservatórios: O excesso de água danifica os componentes do freio. A drenagem mantem as válvulas em funcionamento e a lubrificação do conjunto.
Além das dicas para manter os freios do seu caminhão em dia, você pode contar, por exemplo, com os sistemas da Volvo. O EBS (Electronically controlled Brake System) controla eletronicamente o efeito de frenagem. A outra opção é o Z-came, freios a tambor usados em brutos com suspensão de molas pneumáticas.
Gostou das dicas? Então agora pode coloca-las em prática. E caso identifique algum componente precisando ser substituído, entre em contato com a equipe de consultores da M Martins Peças Diesel. Temos o que você precisa para o seu caminhão.