Na Europa, por exemplo, os caminhões que possuem suspensão de molas pneumáticas têm descontos em pagamentos de pedágios. Um grande indicativo dos benefícios que este equipamento pode proporcionar.
A situação no Brasil é outra: devido à situação das estradas, criou-se uma lenda onde as molas pneumáticas trariam mais custos com manutenção se utilizadas em vias precárias. Porém é justamente o contrário. Este sistema na verdade aumenta a segurança da carga e do motorista.
Buscando trazer benefícios a médio e longo prazo, a Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários -, está defendendo a aplicação da suspensão a ar para todos os reboques e semirreboques que, até o momento, somente é obrigatória por lei para composições com eixos espaçados.
Proteger a carga é somente uma das vantagens, mas a Anfir aponta outras muito interessantes como, por exemplo, maior dirigibilidade e estabilidade; melhor distribuição de cargas entre os eixos; evita que os faróis desregulem; aumenta a vida útil dos pneus; reduz o consumo de combustível e o custo de manutenção; reduz peso morto e aumenta o valor de revenda do conjunto, além de melhorar o desempenho dos sistemas de controle de estabilidade (ESC).
Viu como pode ser mais fácil sua vida nas estradas? A M Martins Peças Diesel recomenda a utilização das molas pneumáticas e oferece todo suporte para a implantação em seu pesado.
Telefone: (31) 3412 5335
E-mail: vendas@mmartinsdiesel.com.br