Uma brincadeira que pode sair cara para você, amigo caminhoneiro, é a “quebra de asa”. Se nunca fez, provavelmente já deve ter visto algum companheiro na estrada fazer. A manobra, que balança a carroceria de um lado para o outro, tirando as rodas da pista e contorcendo o implemento, pode estragar peças do caminhão e provocar acidentes graves.
Entenda melhor o que pode acontecer com você ou algum companheiro que é adepto a essa prática.
Danos ao caminhão
O caminhão pode sofrer sérios danos estruturais, impactando em custos adicionais com conserto e troca de peças. Ao se projetar além da capacidade sobre a quinta roda, a carreta pode trincar o pino-rei, além de causar desalinhamento, e ao levantar e voltar para sua posição correta, o impacto gerado pode causar sérios danos à suspensão, bem como o desgaste precoce das molas pneumáticas e dos pneus.
Acidente
O movimento de chicote da carroceria pode ser mais forte que a manobra, provocando o tombamento do caminhão no meio da estrada, o que pode envolver outros motoristas no acidente. Além disso pode haver a perda total da carga e o frete será interrompido.
Penalidade
Motoristas que realizam a “quebra de asa” podem responder pelo crime de direção perigosa, podendo até provocar algum acidente com outro veículo. Se houver mais de um caminhão fazendo disputa de manobras na estrada, a punição aumenta por ser considerado envolvimento em racha. A pena pode variar de seis meses a dois anos de prisão.
Consegue compreender os riscos dessa manobra? Nós da M Martins Peças Diesel presamos por mais segurança nas estradas e que nossos amigos caminhoneiros cheguem aos seus destinos em segurança.