O objetivo da Scania é avaliar os participantes e contribuir para melhorar suas habilidades de direção e segurança no trânsito, criando uma rede de transporte sustentável. Essa é a sexta vez que o Brasil realiza a competição, e é atualmente o recordista mundial de participantes, com mais de 174 mil inscritos.
Desde sua criação na Europa, em 2003, a Scania Driver Competition reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles com relação à segurança rodoviária e ao meio ambiente.
“Um motorista capacitado e bem preparado evita acidentes, reduz o consumo de combustível e as emissões. Também se comprovou que esse motorista cuida melhor do caminhão, diminui o número de reparos e os custos de manutenção para o operador, o que contribui para uma indústria de transporte eficiente”, afirma Martin Ståhlberg, presidente da Scania Commercial Operation Americas.
Por meio da Scania Driver Competition, a empresa sueca vem buscando, ano após ano, valorizar a figura do motorista por entender que seu papel é essencial na cadeia logística do transporte. “O transporte terrestre de cargas é responsável por grande parcela do movimento da economia mundial. No Chile, por exemplo, 94% do transporte nacional de cargas é feito por estradas. Para nós está claro que o papel do motorista de caminhão é de grande responsabilidade, e como empresa devemos apoiar e valorizar esses profissionais, que são fundamentais para o setor”, completa o executivo.
Além dos objetivos já citados, a competição busca reunir colegas do transporte de carga e suas famílias, estimulando a cordialidade e a união entre eles. Em cada encontro são incluídos espaços desenvolvidos para conscientizar os participantes sobre a importância de um bom descanso, da nutrição adequada e, até mesmo, de práticas de primeiros socorros.
Para participar da competição, o motorista deve ter licença para dirigir de acordo com a legislação e o regulamento de cada país e aceitar o desafio de superar a etapa classificatória, com teste teórico realizado em livretos entregues por representantes da Scania ou online; etapa eliminatória, com provas práticas regionais; e a final nacional, que será realizada entre os mais bem classificados em âmbito nacional. Os três primeiros classificados de cada país, totalizando 12 participantes, vão para a final latino-americana, a ser realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.