Apesar da fiscalização, muitos motoristas ainda trafegam acima do peso permitido e esse é um dos motivos que fazem piorar as condições das estradas, fato que faz aumentar as chances de acidentes.
Os asfaltos, por exemplo, são feitos para suportarem determinado peso e, ao receberem volumes maiores, acabam tendo a sua vida útil reduzida. É possível notar lugares com desníveis, rachaduras e depressões; todas provocadas pelo excesso de peso nos caminhões.
Bem, acreditando que você é um motorista experiente, sabe também que não é somente a via que pode sair prejudicada pelo excesso de peso dos caminhões; o motorista também pode receber uma multa que pode passar de R$1.000,00 e 7 pontos na carteira.
Outro fato que exige atenção é a velocidade permitida de cada via. Não é por acaso que existe um valor determinado para cada estrada e região, ainda mais se houver uma carga com peso maior. É importante estar atento aos limites e respeitar as placas de sinalização. Um caminhão pesado exige muito dos freios, então mantenha-se dentro dos limites.
Preservar as boas condições da via também contribui para manter o seu caminhão rodando e não surgir problemas mecânicos, além disso, mantem a sua carga segura, chegando ao destino final sem avarias.
Compreendeu então? Cuidado nunca é demais. Siga sempre as especificações corretas para o seu caminhão e se mantenha dentro do que é exigido na lei. Confira se o peso do seu caminhão está regular antes de viajar e não corra riscos desnecessários, e contribua para que as rodovias estejam sempre em boas condições.