A bomba injetora é responsável por enviar o combustível do tanque até o sistema de alimentação do motor, logo, sem ela o óleo diesel não sairia do tanque de combustível.
Tipos de motor
Existem dois tipos: o mecânico e elétrico. O modelo elétrico é mais moderno, está presente nos veículos que possuem injeção eletrônica e com ele o processo de injeção de combustível é administrado por unidades de comando eletrônicas. Já as bombas mecânicas são as reguladas por bombistas (profissionais capacitados) de forma manual.
Manutenção
Para garantir que seu caminhão continue rodando com segurança e sem problemas no trajeto do diesel entre o tanque e o motor, são necessárias três coisas: adquirir uma bomba injetora de qualidade, avaliá-la regularmente e fazer a troca dentro do tempo determinado pelo fabricante. O período indicado para trocar a bomba de combustível é, em média, a cada 150 mil quilômetros rodados, mas é preciso ficar atento aos sinais que podem indicar problemas na peça:
– Excesso de fumaça saindo do escapamento;
– Queda no rendimento do combustível;
– Sons e ruídos incomuns;
– Queda gradual da potência do motor;
– Demora para dar a partida;
– Oscilação na rotação do motor.
Além da atenção direta com a peça, é preciso tomar cuidado com o tipo de combustível que você usa para abastecer seu caminhão, pois diesel adulterado e de má qualidade também pode danificar a bomba. Converse com outros colegas e procure sempre abastecer em locais confiáveis.