A Lei do Descanso (nº 13.103/2015) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2015, estabelecendo regras para o exercício da profissão de caminhoneiro. Entre os principais pontos da Lei que podemos destacar estão: o pedágio gratuito por eixo suspenso para caminhões vazios, perdão das multas por excesso de peso, exigência de exames toxicológicos na admissão e desligamento, ampliação dos pontos de parada para caminhoneiros, a possibilidade de trabalhar 12 horas seguidas, e o tempo de descanso de 8 à 11 horas por dia.
Nossa discussão hoje é sobre o tempo de descanso que, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), é ignorado por 34,7% dos motoristas.
Sabemos que entregar o frete é importante, mas pregamos sempre a necessidade de trabalhar com segurança e chegar com tranquilidade ao seu destino final. As pausas são extremamente necessárias. Evitam o seu cansaço, o risco de dormir ao volante e, por consequência, reduzem o risco de acidentes.
1º Dar uma boa lida na Lei do Descanso nº13.103/2015
Verá que há muitos direitos garantidos importantes para a sua vida. Inclusive direitos referentes ao seu tempo de descanso. Muito importante para sua qualidade de vida e a qualidade do seu trabalho.
2º Alimentação saudável
Utilize seu tempo de descanso para comer bem. Estando na estrada dê atenção aos alimentos menos gordurosos e pesados. Calcule um tempo para que não pegue estrada logo após almoçar. Tire um cochilo se for necessário e pronto.
3º exercícios físicos
Nas suas paradas aproveite para alongar os braços, pernas e pescoço. Além de aliviar a tensão das horas passadas sentado ao volante, você garante uma sensação relaxamento, ideal para descansar.
4º Paradas tranquilas
Ao realizar as suas paradas, tente estacionar em locais com pouco barulho. Se estiver de dia, dê preferência a lugares com sombra e use cortinas para diminuir a luz. Assim você cria o ambiente perfeito para seu descanso na cabine.